A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA

(BNCC: EF69LP03, EF69LP21, EF69LP30, EF07HI02, EF07HI03, EF07HI08, EF07HI09, EF07HI10,
EF07HI13, EF07HI14, EF07HI16.)
“Os espanhóis, logo após empreenderem um sangrento processo de dominação
das populações indígenas da América, efetivaram o seu projeto colonial nas
terras a oeste do Tratado de Tordesilhas. Para isso montaram um complexo
sistema administrativo responsável por gerir os interesses da Coroa espanhola
em terras americanas. Todo esse esforço deu-se em um curto período de tempo.
Isso porque a ganância pelos metais preciosos motivava os espanhóis.
As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados: Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha. Além dessas grandes regiões, havia outras quatro capitanias: Chile, Cuba, Guatemala e Venezuela. Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da administração colonial havia um órgão dedicado somente às questões coloniais: o Conselho Real e Supremo das Índias.
As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados: Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha. Além dessas grandes regiões, havia outras quatro capitanias: Chile, Cuba, Guatemala e Venezuela. Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da administração colonial havia um órgão dedicado somente às questões coloniais: o Conselho Real e Supremo das Índias.
Todos os colonos que transitavam entre a colônia e a metrópole deviam
prestar contas à Casa de Contratação, que recolhia os impostos sob toda riqueza
produzida. Além disso, o sistema de porto único também garantia maior controle
sobre as embarcações que saiam e chegavam à Espanha e nas Américas. Os únicos
portos comerciais encontravam-se em Veracruz (México), Porto Belo (Panamá) e
Cartagena (Colômbia). Todas as embarcações que saíam dessas regiões colônias só
podiam desembarcar no porto de Cádiz, na região da Andaluzia.
Responsáveis pelo cumprimento dos interesses da Espanha no ambiente
colonial, os chapetones eram todos os espanhóis que compunham a elite colonial.
Logo em seguida, estavam os criollos. Eles eram os filhos de espanhóis nascidos
na América e dedicavam-se a grande agricultura e o comércio colonial. Sua
esfera de poder político era limitada à atuação junto às câmaras municipais,
mais conhecidas como cabildos.
Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e
escravos. Os primeiros realizavam atividades auxiliares na exploração colonial
e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e
escravos. Os escravos africanos eram minoria, concentrando-se nas regiões
centro-americanas. A população indígena foi responsável por grande parte da mão
de obra empregada nas colônias espanholas. Muito se diverge sobre a relação de
trabalho estabelecida entre os colonizadores e os índios.
Alguns pesquisadores apontam que a relação de trabalho na América
Espanhola era escravista. Para burlar a proibição eclesiástica a respeito da
escravização do índio, os espanhóis adotavam a mita e a encomienda. A mita
consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas
eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda
funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos
por sua mão-de-obra.
No final do século XVIII, com a disseminação do ideário iluminista e a crise da Coroa Espanhola (devido às invasões napoleônicas) houve o processo de independência que daria fim ao pacto colonial, mas não resolveria o problema das populações economicamente subordinadas do continente americano.”
No final do século XVIII, com a disseminação do ideário iluminista e a crise da Coroa Espanhola (devido às invasões napoleônicas) houve o processo de independência que daria fim ao pacto colonial, mas não resolveria o problema das populações economicamente subordinadas do continente americano.”
Utilize o verso da folha para responder
as questões abaixo:
1 – De que forma os espanhóis
organizaram a administração de suas colônias na América?
2 – Quais as razões apontadas no texto
para a adoção do sistema de porto único?
3 – Quem eram os chapetones e os
criollos e quais suas funções nas colônias espanholas?
4 – Qual foi a relação de trabalho
estabelecida entre os colonizadores e os índios? Explique o que era a mita e a
encomenda.
5 – Quais acontecimentos apontados no
texto contribuíram para a independência das colônias espanholas?
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